TEFAF 09, II

Maastricht, este ano, não trouxe muitas surpresas, especialmente no campo das artes decorativas. A imprensa, como de costume, falou na pintura e pouco mais: o habitual Van Gogh, desta vez no stand do Dickinson Roundel (que também apresentou um eye-catching Anish Kapoor), o Rubens vendido por Konrad Bernheimer por 5 milhões de euros, o quadro sereno da Paula Rego por um milhão na Marlborough.
Entre nós, nas longas horas de espera no stand, em discussão dos best-of pessoais da feira, todos mencionámos dois pares de contadores japoneses, individualmente ou em comparacão. O primeiro, no stand de Peter Hoogendijk, um excepcional par lacado, com montagens em prata parcialmente dourada, atribuídos à cidade de Nagasaki, da segunda metade do século XVII. Todas as montagens eram individualmente desenhadas e a riqueza do ornamento quase excessiva. Tinham o preco de um milhão de euros. Sem base, como era suposto, precisavam de outra apresentacão para serem realmente apreciados. No entanto, a ninguém passaram despercebidos.
O segundo par, com Philipe Perrin, atraiu-me mais. Com fantásticos stands Régence, com máscaras marotesques a sairem dos joelhos, eram mais sóbrios. No entanto, o que chamava a atencão, era o negro rico do lacado, com um ligeiro tom aubergine que dava uma beleza à laca que o outro par não tinha. Um negro profundo, tao profundo como estar de olhos fechados, isto é, cheio de variacoes de luz e cores.

Pair of Japanese relief lacquer cabinets with silver partially gilded mounts  Japan, Nagasaki, 2nd half 17th century

Pair of Japanese relief lacquer cabinets with silver partially gilded mounts Japan, Nagasaki, 2nd half 17th century

Pair of Japan lacquer cabinets on carved giltwood pedestals cabinets  Gold and black lacquer, ormolu and gilt bronze,  Japan, Edo period (1603-1867), second half of the 17th century

Pair of Japan lacquer cabinets on carved giltwood pedestals cabinets Gold and black lacquer, ormolu and gilt bronze, Japan, Edo period (1603-1867), second half of the 17th century

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s