P4

'Which way?' by Dr. A. Vianna de Lima 1890

'Which way?' by Dr. A. Vianna de Lima 1890

No mercado da arte portuguesa, uma das melhores surpresas dos ultimos anos foi o aparecimento da leiloeira P4. Com um especial foco na fotografia, pretende tambem lidar com Design Gráfico, Arte Africana, Artes Decorativas do Século XX. Encontrou por isso o seu nicho e é esse que trabalha. A fotografia especialmente, com edicões, publicacões e exposicões, para além dos leilões.
Até aqui tudo bem. Inteligente, mas não surpreendente. O que me atrai verdadeiramente é, primeiro: a qualidade técnica dos catálogos, com toda a informacão necessária mas sem excessos. E todas as pecas merecem a mesma qualidade de informacão prestada, seja qual for o seu valor. Isto eu chamo de trabalho honesto. Segundo, o facto de assumir a internet como a sua principal aposta de marketing. Por último, a internacionalizacao como a sua vocacao. Por isso, o site (funcional e cheio de recursos) e os catálogos estão redigidos em ingles, por isso o esforco (ainda nao completamente alcancado) em encontrar pecas para o mercado internacional. Mesmo assim, o público internacional tem adquirido inúmeros lotes.
O próximo leilão será a 7 de Maio e apesar de não ter nenhuma estrela que vá fazer as páginas dos jornais, tem algumas preciosidades que não vao escapar aos coleccionadores. As duas fotografias de Vianna de Lima (não o arquitecto) (lote 72 e 73) ou o poster de Barcelos (lote 8 ) são os meus eleitos.
Em todos os leilões, têm apresentado pecas interessantes e acredito que daqui a poucos anos, a P4 será a responsável por ter criado um mercado nacional sólido para o coleccionismo de fotografia do século XX.
Os leilões online também são interessantes, com, por exemplo, um par de cadeiras dos anos 60 do Daciano Costa ‘a espera de uma licitacao de mais de 310 euros ate 23h de hoje.
Luís Trindade é o motor desta empresa para a qual todas as outras leiloeiras em Portugal deveriam olhar. E não só em Portugal. A P4 em termos de qualidade de trabalho estaria na primeira divisão mundial. Esperemos que um dia, esta qualidade tenha paralelo nas pecas apresentadas e, ja agora, na facturacao.

Advertisements

One thought on “P4

  1. Merecido elogio a um projecto que ultrapassa as fronteiras do “portugal dos pequeninos”. No entanto não posso deixar de mencionar o outro motor de todo este trabalho Bernardo Trindade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s