Wrotham Park e Boulle

wrotham

Durante o meu curso em Londres, tive a oportunidade de visitar diversas casas e palácios com extraordinárias coleccões. Muitas ainda em mãos privadas e algumas não abertas ao publico sequer. Burghley House, Basildon Park, Bougthon House… A primeira de todas foi Wrotham Park, no Berkshire, uma “simples” casa palladiana com um parque à inglesa e com uma optima coleccão de old masters, revelando até um certo gosto fora de vulgar na escolha dos quadros, com motivos religiosos, sugerindo que a familia poderia ser secretamente católica.
A casa ficou, contudo, conhecida por ter sido o cenário de Gosford Park, com Helen Mirren e Anthony Hopkins, Clive Owen, Stephen Fry entre outros, assim como por ter sido lá realizado o casamento da pop royalty Ashley e Cheryl Cole.

coffer 1

Entretanto, hoje, na Christie’s foram à praca, duas pecas desta casa, da autoria de Andre-Charles Boulle, o maior ebeniste de todos os tempos. Aliás, foram essas mesmas pecas o principal motivo porque a minha professora Megan Aldrich nos levou lá. A Megan tinha escrito a história da casa e por isso estava numa optima posicao para nos lá levar, ja que conhecia bem o Viscount Enfield, o herdeiro do Earl of Stafford que já tomou conta das propriedades. Aparentemente, o estate passa por dificuldades e a venda destas pecas é uma forma de tentar mudar esse rumo. Não é a primeira venda e aos poucos o recheio da casa tem se vindo a dispersar. Tenho a certeza que a Megan tem hoje menos razoes para levar la os seus alunos (o par de espelhos atribuidos a Thomas Johnson são uma das poucas coisas que sobra).
Os lotes à venda pelos trustees eram um importantíssimo par de cofres feitos por Boulle, assim como um luxuoso cabinet pelo mesmo ebeniste. O primeiro ultrapassou a estimativa mais baixa atingindo £2,600,000 e o segundo extraordinariamente não encontrou comprador. A importancia de ambos, valeu um interessante artigo na revista Apollo, que dá igualmente um pouco do contexto coleccionista em Inglaterra pos-revolucao francesa, um período profícuo em oportunidades para os coleccionadores ingleses, como John Byng, Earl of Stafford.
Vale a pena ler as entradas do catálogo, e já agora ver também o par de tocheiros tambem saídos das oficinas Boulle, feitos para a casa real francesa e que ontem, quando os fui ver, me deixaram de boca aberta. Aparentemente, tambem não foram vendidos, apesar de terem uma estimativa de apenas £500,000-£800,000.

coffer 2

No mesmo leilão, estavam os dois quadros de Maria-Felice Subleyras-Tibaldi (1707-1770) com molduras de Giuseppe Rusca vendidas ha uns meses na Cabral Moncada em Lisboa. La, fizeram €42.000. Aqui, com uma estimativa de £50,000-£80,000 atingiram uns surpreendentes £373,250.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s