De ferias

Estive em Portugal de férias e consegui ver de corrida umas exposições que considero imperdíveis. A primeira, dedicada ao Ruhlmann na Casa de Serralves. No meio do parque de Serralves, ofuscada pelas múltiplas actividades do Museu, às vezes esquecemo-nos como importante aquele casa é, como o seu conjunto jardins, casa e interiores continua a ser um dos projectos mais ambiciosos que as artes em Portugal assistiram. Se pensarmos no que se fazia em Portugal nos anos 20 e nas duas décadas subsequentes vemos como corajoso foi o Conde de Vizela em encomendar ao centro artístico do mundo de então a sua residência de sonho. Dele e, mesmo nos dias de hoje, de muita gente. Infelizmente, pouca consequência teve no panorama de então.
Com um espírito classicista, Ruhlmann era quase genial, capaz de criar ambientes completos e atender ao mais pequeno pormenor nos móveis que criava. A exposição oferece o contexto em que o designer trabalhava, com uma variedade de outros nomes que pensavam e criavam no seu mesmo espírito: a fraternidade das artes. Como ponto alto da exposição, os seus tecidos. Ou melhor, como os móveis, apesar de soberbos, já me eram mais familiares, foram os tecidos que me deixaram siderado.

Em Lisboa, a exposição Encompassing the Globe, no MNAA, é de facto um must see com pecas extraordinárias. No entanto, levanta tantas questões (curatoriais, políticas, financeiras) que saímos de lá um pouco incomodados. Um artigo na L+Arte, nas bancas dia 1, dará de certa forma seguimento a este pensamento.

Na Gulbenkian, a exposição dedicada a Henri Fantin-Latour é excelente. Com uma leitura clara – que a natureza do seu percurso simplifica – apresenta os seus retratos de grupo, auto-retratos, naturezas-mortas, etc. Uma exposicao marcante e inesgotavel com uma montagem sóbria e exemplar, como diz o Óscar Faria no Publico. De um pintor de uma profundidade psicológica brilhante, esta exposição deve ser visitado por quem verdadeiramente gosta de pintura e das suas subtilezas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s