Um novo Portland Vase

vase

Apesar de não fazer headlines como um potencial novo Leonardo ou um Rafael que vai a leilão por 15 milhoes de uma qualquer moeda, a descoberta ocorrida recentemente de um vaso de vidro romano é de uma importancia incomparável.
Já considerado como “the greatest classical find since the Portland Vase”, diga-se de passagem que é maior, mais rico em termos de decoracão e está em melhor estado de conservacão do que o próprio do Portland Vase. Feito entre o final do século I a.C e principio do I d.C, tem 33,5cm e faz parte de um conjunto de 15 pecas romanas de cameo glass que se conhecem hoje e passará a ser, sem duvida, a mais importante destas.
Para se perceber a importancia, leia-se o artigo publicado na Antiques Trade Gazette.
Sublinhe-se o facto de aparentemente ter estado “desenterrado” pelo menos desde o século XVIII, não levantado duvidas assim quanto à possibilidade de ser produto de excavacoes ilegais como a maior parte das grandes descobertas das ultimas decadas. A sua precisa proveniencia será também com certeza objecto de investigacão aprofundada. Por estar na posse de um particular e por ter sido revelado pelos peritos da Bonhams, veremos agora o que lhe irá acontecer. Se irá ser objecto de uma luta entre museus internacionais, se será simplesmente doado ou se continuará a decorar a casa do dito cliente da Bonhams.

One thought on “Um novo Portland Vase

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s