Met

Museus do tamanho do Metropolitan, British ou V&A são muitas vezes atentados à Arte. São de um enorme desrespeito pelos artistas e pela arte destes. O seu tamanho e número infindável de pecas faz com que nos passeemos pelas salas destes sem prestar atencão, talvez em direccão ao que nos interessa, ignorando tudo o resto, talvez apenas cansados do tanto que já vimos.
Pensava nisto quando visitava o Metropolitan, com a certeza que 90% dos visitantes que vai lá pouco regista, vai lá porque faz parte da visita a NY e é tão importante como ir ao Bloomingdale’s. Enfim, literalmente, o que vi foi turistas a passar mais tempo olhando para o ecrã da sua camara digital do que propriamente para as pecas expostas.
E vi também uma pequena exposicão deliciosa, do Pablo Bronstein:
“Pablo Bronstein at the Met is a presentation of new work by the London-based artist, addressing the history and future of The Metropolitan Museum of Art. Several large ink drawings by the artist suggest a mythical history of the Metropolitan Museum, imagining the building under construction. A series of computer drawings focus on hypothetical futures of the Museum. This is the artist’s first solo exhibition in New York.”

pb

A exposicao nao tinha ninguém, enquanto que a exposicão sobre a Milkmaid do Vermeer arrebentava pelas costuras. Por entre as muitas pessoas que se empurravam, consegui ver com olhos de ver uma obra que me surpreendeu e que nunca tinha registado nas muitas reproducoes em livros sobre o pintor. Trata-se da “Alegoria da Fé Católica”, num cenário próximo das suas cenas domésticas embora com uma composicão e leitura mais dinamicas e complexas. Um quadro já do final da sua carreira e encomendado por um patrono católico na protestante Holanda.

vermeer_11.L

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s