O retrato de Cavaco

No editorial de Novembro da L+Arte, Paula Brito, perguntou: “Será que o Presidente já encomendou o seu retrato? (…) Quem terá escolhido Cavaco Silva? Algum dos participantes das exposicões de arte contemporanea que patrocinou, dentro e fora do seu Palácio? Um artista emergente? um consagrado? Será o seu retrato um desenho, uma fotografia? Fica lancado o “debate”…”

A questão do retrato presidencial fará de certeza correr bastante tinta. Irá Cavaco Silva, sem grande passado de amor pela Cultura, escolher pessoalmente (com sua mulher provavelmente) o artista, iniciará uma discussão pública, ou apenas ouvir as propostas dos seus assessores nesta área?

Ramalho Eanes escolheu Luís Pinto Coelho, o mais badalado retratista dentro do círculo social-aristocrático europeu de então. O artista presenteou-nos com uma obra competente, individual e stiff-as-hell, à imagem do retratado. Mas assim eram os retratos de Pinto Coelho, e assim era o nosso General. E uma óptima imagem dos anos 80. Optima escolha.

Soares convidou o camarada Júlio Pomar, provavelmente amigo de longa data, e um artista mais que consagrado, com grande visibilidade pública. Uma escolha pessoal que reflectia na perfeicão a imagem do presidente socialista com um retrato colorido, espalhafatoso, com mais barulho que interesse. Uma boa escolha, igualmente.

Já Jorge Sampaio, fez um erro bastante comum, embora cheio de boas intencões. Deve ter feito a pergunta a si próprio de quem seria o melhor pintor português da actualidade. Ninguém tem dúvida que é a Paula Rego e então, até por razoes de conhecimentos pessoais, chamou-a a Lisboa para pintar o seu retrato. Ela pinta um e não gosta; pinta um segundo e também desgosta, dizendo-o publicamente. Os jornais louvam o arrojo de Sampaio, esquecendo-se de ver o óbvio: o Presidente estava pintado como um boneco. No entanto, Paula Rego, melhor do que ninguém, sabia que o que pintou nem era um bom retrato, nem uma das suas poderosas narrativas. Nao era nem carne nem peixe. E sobre o Presidente pouco dizia. Uma escolha dúbia, com um resultado desastroso.

A falta de refleccão na escolha do artista para uma determinada encomenda faz-me sempre recordar o monumento a Vieira de Carvalho, presidente da Camara da Maia idealizado por Pedro Cabrita Reis. O que Cabrita Reis fez foi o monumento publico mais académico e retrógrado dos últimos anos em Portugal, gozando com tudo e todos; com a Camara da Maia, com o homenageado, com Souto Moura, com o mercado.
Seria interessante que Cavaco Silva o convidasse! Ele podia então ser mais uma vez cínico, tirar uma fotografia do Presidente e mandar pintar a óleo por cima.

Mas voltando ao assunto, a escolha que Cavaco Silva tem de fazer apresenta-se bem difícil. Sem amigos pintores na primeira linha das artes nacionais, sem retratistas óbvios para escolher, os mais pessimistas parecem poder esperar o pior: um pintor do mesmo nível da estilista da Maria Cavaco. Eu, optimista, espero que Cavaco dê ouvidos a quem sabe do assunto.
Aceitam-se sugestões.

Advertisements

6 thoughts on “O retrato de Cavaco

  1. Pedro Cabrita Reis e Julião Sarmento seriam as minhas escolhas, têm suficiente domínio do academismo para a encomenda, e ironia para fazer algo que satisfizesse os próprios sem gozar descaradamente com o retratado.
    No entanto, o meu palpite vai para o pirosíssimo pintor de Braga Oscar Casares, famoso pelo retrato de Nicole Kidman extraviado pelos CTT, e que também pintou joão Paulo II com direito a reportagem na RTP1, ou para o hiper-realista
    Barahona Possolo, presença assídua na sala do Veado na rua da escola politénica, com os seus quadros de inspiração homo-erótica, de gosto altamente duvidoso. Googlem-nos e divirtam-se!

  2. posso candidatar-me para pintar o retrato em questão, uma vez que já retratei alguns elementos ligados ao governo e a algumas instituições .. embora não tendo a projecção da paula rego ou do J pomar.

    Anid

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s