A semana

A semana em Londres foi marcada pelos leilões de Old Masters que, com novos recordes, fizeram as páginas dos jornais pelo mundo. Claro que apenas focavam o Rembrandt, o Domenichino, o Rafael e o Van Dyck vendidos, sublinhando a pujanca do mercado, esquecendo-se de notar que as vendas nos restantes lotes não tinham sido tao boas quanto isso.
O Rafael é um Rafael e pouco há a dizer. 30 milhões de libras até nem é muito dinheiro, por algo que não existe mais. O Rembrandt não era extraordinário mas o auto-retrato do Van Dyck sim, cheio de gravitas e vanitas. A pose de grande pintor, que o sabe que é, numa moldura tão vistosa como ele, não deixavam ninguém indiferente a quem entrava na sala de exposicões da Sotheby’s. Com uma optima proveniencia, bom estado de conservacão, reproduzido e presente em exposicões inúmeras vezes e conhecida toda a sua história era difícil não vender bem. Quem o comprou por 8,3 milhões de libras foi o especialista em retratos históricos Philip Mould com o investidor/coleccionador Alfred Bader, um americano sem medo de grandes investimentos quando oportunidades como estas aparecem. Mould, aliás, conta como o conheceu e como se tornou seu sócio em diversas aventuras no seu livro Sleuth, sobre o qual escrevemos na L+Arte. E Bader, afirmou ao Financial Times que estava disposto a ir aos 25 milhões no Rembrandt (com Otto Nauman), mas questoes relativas ao pagamento levaram-no a ficar quieto.

Quanto ao mobiliário, o Cucci Cabinet vendeu apenas nos 4.7milhões, provavelmente muito perto da reserva. Apesar de extraordinário e da proveniencia real, a verdade é que lhe faltava qualquer coisa. A qualidade dos bronzes não era excelente, as cores das pedras não era tão vivas como os exemplos florentinos, e aos atlantes da base faltava uma certa elegancia. Ainda assim, 4.7 milhões é muito dinheiro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s