Peter Marino

“As a client, Andy’s taste was so Catholic. I mean, only he could collect early American furniture, French art deco, modern -paintings . . . [sighs] His taste was so varied, which is great because so many artists and architects have such narrow fields of vision. I find it embarrassing for them. Working for Andy opened up a lot of doors and allowed me to like a lot of things that they tell you in architecture school you aren’t supposed to like.” (Peter Marino à conversa com Vik Muniz, in Interview)

Certas áreas do mercado, por diversas razões, raramente estão sujeitas a modas. Quanto mais terreno de verdadeiros coleccionadores forem, menos sujeitas a modas estão. Os Old Masters provaram-no no último ano, assim como tantas outras pequenas áreas menos mediáticas. Os bronzes renascentistas é um destes campos que requere uma connoisseurship acentuada, sendo que estas esculturas sempre foram troféus procurados pela aristocracia e intelectuais, reflectindo bem a sua época, ao mesmo tempo que bebem da antiguidade clássica e, ajudando à sua “coleccionabilidade”, são resistentes e normalmente de tamanho “portátil”.
Por estas e outras razões, são vários os coleccionadores importantes nesta área nos dias de hoje e foi com alguma surpresa que há pouco tempo foi revelado mais um – Peter Marino – um dos mais importantes arquitectos/interior designers em actividade, com clientes como Andy Warhol e Yves Saint Laurent e, tal como estes, com um gosto transversal, curioso, sem modas ou preconceitos.
Para a semana abre uma exposicão com 24 pecas da sua coleccao na Wallace Collection, que incluí não so pecas do Renascimento mas igualmente do Barroco. A exposicão viaja depois para o Huntington Museum seguido do Minneapolis Institute of Arts.

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