Sá Carneiro Coleccionador II

“Aos sábados de manhã, vai sempre que pode a galerias de pintura. De todas elas, tem um fraco pela galeria do seu amigo Manuel Brito.
Pode perder horas a falar de pintura com ele. Tinha há tempos manifestado ao marchand o seu empenho em vir a constituir uma coleccão de pintura portuguesa representativa do panorama nacional. É disso que falam principalmente. Manuel de Brito conta que “Snu e ele tinham visões diferentes do coleccionismo”, e que “era curioso observar que qualquer deles defendia valores sentimentais para além dos estéticos”.
“O que era simpático é que na escolha de um quadro nunca se influenciavam um ao outro. Pediam-se mutuamente a opinião, mas depois acabavam por escolher conforme o critério de cada um.”
(…) Por vezes, vão os tres a exposicões: à Gulbenkian, a outras galerias. Sá Carneiro aprecia de modo particular Júlio Resende, Cargaleiro, Cesariny, D’Assumpcão, Eduardo Viana, Amadeo de Souza Cardoso. E deslumbra-se diante das telas de Vieira da Silva e Arpad: “Um dos mais belos Arpad que já passou pela minha Galeria foi para ele” recorda Manuel Brito.
(…) Uma tarde de sábado dessa Primavera de 79 vai visitar uma exposicão de Mário Cesariny e a seguir aceita o convite do pintor para se deslocar ao seu atelier situado para os lados da Graca. Acompanhado de Snu fica algum tempo apreciando as telas de Cesariny. Depois, com um copo de whisky na mão é um conversador interessado pelos trabalhos do artista e pelo mundo da pintura.
“Francisco Sá Carneiro apresentava-se como alguém que propositadamente marcava a sua própria distancia em relacão às coisas comezinhas da política nacional. Via-se que não lhe interessava nada a baixa política portuguesa…”, recorda José Manuel dos Santos que se encontrava também nessa tarde no atelier do pintor: “Ele estava ali como um esteta e um amante da arte”. ”

Maria João Avillez, Francisco Sá Carneiro: Solidão e Poder, Oficina do Livro, 2010, p.184-5.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s