Edmund de Unger

Depois de ler o obituário de Edmund de Unger hoje no New York Times, pergunto-me por que razão não existem coleccionadores como este em Portugal. Coleccionadores que desenvolvem os seus interesses sem razões exteriores aos próprios objectos (Tirando três ou quatro excepções naturalmente). As razoes exteriores são sempre sociais, económicas e culturais.
O mercado das antiguidades em Portugal sofre sendo que a área que sobrevive em Portugal e’ a da Expansão portuguesa. Porque nos leva para a época áurea da história de Portugal, porque é um encontro fascinante de culturas. As pratas, tem um valor real e uma componente domestica que continuarão a ter sempre procura. O mobiliário, anda pelas ruas da amargura, com ninguém a comprar. A faiança, já viu melhores dias, e a escultura sacra, poucos querem saber.
A regra é o coleccionador portugues optar pelo conhecido, seja a porcelana “Companhia das Índias”, muitas vezes porque tem lá os brasões das famílias que conhece, sejam as pratas que adornavam a sala de jantar dos avos.
Voltando à ideia do princípio, um húngaro a comprar arte islâmica, não é decididamente óbvio, e é isso que eu não vejo em Portugal: interesse pelo não-óbvio revelador da visão do mundo que os defensores da primeira globalização gostam de pregar: integral. Alguém que compra numa área que não lhe é familiar é decididamente corajoso, não só porque se está a por num território mais difícil de navegar como não está à procura do reconhecimento dos outros.
Em Portugal, tantos anos de uma visão redutora tem naturalmente impacto nas colecções dos museus, que não têm forma de se enriquecer reduzindo-se cada vez mais a instituições locais, sem capacidade de renovação da sua mensagem e sem grande relevo na formação de um jovem.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s